Obrigatório PENSAR

Obrigatório PENSAR

terça-feira, 1 de julho de 2014

Reunião de Junta de São Francisco




Atribuição de Voto de Louvor ao Sr.º Francisco Correia

É com profundo pesar que vejo afastar-se do órgão representativo da democracia em São Francisco alguém como o Srº Francisco Correia.

É a prova viva que se pode participar politicamente e activamente na defesa da sua freguesia sem visões condicionadas pela febril visão politica que por norma tolda a visão dos autarcas.

Apesar de normalmente não se observar este tipo de nobre comportamento por parte da bancada da CDU, sou obrigado a clamar por um mais que merecido reconhecimento a este homem que sente e vive a sua freguesia como ninguém aqui presente nesta sala.

Francisco, antes de perguntar – “ Quem és tu? De onde és? Qual é a tua ideologia?”.
Pergunta – “ O que podes fazer por São Francisco? “, e caminha lado a lado sem consternações e pruridos junto de quem quer trazer maior qualidade de vida e visibilidade a esta freguesia abençoada pelos Santos.

De facto, esta postura indica a maturidade e transparência que rareiam nos órgãos autárquicos deste país. A sua cidadania e amor à freguesia não pode ser reclamada por partido nenhum.

Francisco é São Franciscano, e o seu trabalho pela freguesia atesta isso, louva-se este sentimento de cidadania, demonstrativo de preocupação pelo bem comum nesta freguesia.

Viva São Francisco e viva os São Franciscanos que querem o bem da sua linda Freguesia.


Bancada do CDS
Orlando Rubio


__________________________________________________________________________


Recomendações
Venho por este meio efectuar as seguintes recomendações:
1.      Problemas no Centro escolar de São Francisco:
Foi identificado uma enorme infiltração na área de corredores para o Pré (em anexo). Tal como a quebra de um vidro amplo na zona de refeitório.

Não se percebe como se pode efectuar um pagamento incremental de 89.602€ relativo á construção da escola, quando ainda se identificam problemas inerentes á garantia da construção?

2.      Problemas nas vias de comunicação da Freguesia:
Ficou evidente com as chuvas dos últimos tempos que as vias de comunicação se encontram deploravelmente conservadas, resultando facilmente em consideráveis charcos assim que as condições climatéricas se agravam, tornado a circulação mais perigosa decorrente dos inúmeros lenções de água.

  
3.      Alerta para os horários duplos no Centro Escolar de São Francisco:
Considerando que, desde há alguns anos, a legislação em vigor e todos os Despachos que anualmente regulam a abertura de cada ano escolar referenciam que, para o 1.º CEB o horário a privilegiar é o horário normal (5h letivas distribuídas pela manhã e tarde), importa referir que esta decisão que se encontra plasmada na legislação é sustentada pelo resultado de vários estudos científicos realizados sobre esta problemática dos horários versus resultados académicos versus comportamento dos alunos.
Durante o ano letivo de 2013/2014 constatamos que, pese embora, duas salas da EB1/JI de S. Francisco se encontrassem disponíveis, turmas houve que tiveram horário duplo da manhã e duplo da tarde (claro que, desta forma as salas foram necessárias para o funcionamento da CAF). É imperativo, para uma melhor integração na escola e melhor desempenho dos nossos alunos que na rede escolar do nosso concelho, concretamente em S, Francisco, todos possam ter horário normal.
Importa ainda referir que durante todo o ano letivo de 2013/14, os alunos que frequentaram a escola em regime duplo (componente letiva) só de manhã ou só de tarde tiveram, todos os dias, menos 30 minutos de atividade letiva o que, no final do ano, totaliza mais de 82 horas letivas a menos do que os alunos que frequentaram o mesmo ano e que tiveram horário normal.
Para que no próximo ano letivo (2014/15) não aconteça o mesmo, os horários terão necessariamente que ser alterados. Não havendo intervalo entre o turno do duplo da manhã e o duplo da tarde, mantendo a entrada do duplo da manhã às 8:00h, no mínimo os alunos com duplo da tarde saiem da atividade letiva às 19:00h.
Importa que a Junta de Freguesia alerte o Município para esta situação, pois temos indicação que isto se deve á intransigência do município em ceder as 2 salas inerentes ao CAF e conseguir alternativas de qualidade para esta situação.

Bancada do CDS

Orlando Rubio

Sem comentários:

Enviar um comentário